4 tipos de Ginástica Laboral para melhorar seu desempenho no trabalho

4 tipos de Ginástica Laboral para melhorar seu desempenho no trabalho

4-tipos-de-ginastica-laboral-para-melhorar-seu-desempenho-no-trabalho

Nos dias de hoje os trabalhadores passam cada vez mais tempo dentro do escritório, da indústria, fábricas ou qualquer outro ambiente em que exerçam suas atividades. Quanto mais tempo trabalhando, menos tempo livre para dedicar aos cuidados com a saúde. O profissional que trabalha demais não se cuida e aumenta suas chances de desgaste, exaustão e contração de doenças. Consequentemente, ele produz menos no seu dia a dia.

Uma forma bastante eficaz de melhorar o desempenho na execução das suas atividades é separar uma parte do dia, durante o expediente mesmo, para fazer exercícios físicos de baixíssimo impacto para melhorar seu desempenho e qualidade de vida. Essa atividade realizada durante o tempo de trabalho é conhecida como Ginástica Laboral.
A Ginástica Laboral representa um momento de pausa no dia do trabalho, que serve tanto para aliviar a pressão do corpo como também amenizar um pouco a mente do stress do dia a dia. São exercícios rápidos, feitos no ambiente de trabalho, e já se mostraram muito eficientes de acordo com informações da Associação Brasileira de Ginástica Laboral (ABGL). Segundo a presidente da associação, Valquíria Aparecida de Lima, a atividade minimiza o stress laboral e aumenta a integração social.

A Ginástica Laboral é dividida em quatro diferentes tipos, um para cada momento do dia:

  • Ginástica Laboral Preparatória.
  • Ginástica Laboral Compensatória.
  • Ginástica Laboral de Relaxamento.
  • Ginástica Laboral Corretiva.

Ginástica Laboral Preparatória

Antes de começar o dia de trabalho, de acessar a lista de tarefas e pesquisar Óculos de Segurança com Grau para comprar 😉, é importante indicar ao corpo que a rotina diária está começando. Para isso, é importante separar de 10 a 20 minutos para realizar exercícios leves, que movimentem os músculos que serão usados no trabalho. São também conhecidos como exercícios de ativação, pois aquecem os músculos e aceleram os batimentos cardíacos, produzindo mais energia.

Ginástica Laboral Compensatória

Depois de um tempo passado durante o expediente, o corpo começa a apresentar sinais de cansaço e é possível que alguma parte comece a incomodar ou doer. Neste momento, é importante parar por um breve período de 10 a 20 minutos e fazer exercícios de alongamento para aliviar o stress muscular e até mesmo mental. Essa parada no meio do dia renova as energias para o restante do expediente.

Ginástica Laboral de Relaxamento

No fim do expediente, a Ginástica Laboral de Relaxamento é ideal para aliviar o stress do dia todo. É recomendado reservar um período de 10 a 20 minutos para realizar atividades leves, de alongamento muscular, para indicar ao corpo que o dia terminou e agora é hora de descansar.

Ginástica Laboral Corretiva

A Ginástica Laboral Corretiva é recomendada para quando o stress muscular já chegou a um ponto que causa desconforto extremo. São exercícios de alongamento para as pernas, braços e região lombar. Reserve de 10 a 20 minutos e trabalhe esses grupos musculares para fazer uma correção postural e aumentar sua resistência muscular.

Os benefícios da Ginástica Laboral

A Ginástica Laboral atende requisitos apresentados na NR 17, que trata exatamente da ergonomia no ambiente de trabalho, para que o profissional possa realizar suas atividades de forma segura e confortável. Entre os principais benefícios da Ginástica Laboral estão:

  • Fortalecimento muscular.
  • Melhora da função cardiorrespiratória.
  • Aumento da disposição.
  • Aumento nos níveis de energia.
  • Correção postural.

Todos esses benefícios fazem com que o profissional tenha mais energia e disposição para realizar seu trabalho, diminuindo as chances de precisar faltar por questões de saúde. Isso aumenta a performance na realização das atividades do dia, deixando o profissional mais produtivo e com bem-estar maior.

Essas dicas foram úteis para você? Deseja acrescentar mais alguma informação? Compartilha conosco o que você pensa.

Muito obrigado e até logo!
Equipe Armati

cta_guia_gestao_estrategica

Os comentários estão encerrados.

Power by

Download Free AZ | Free Wordpress Themes