Dicas de como limpar e conservar seus Óculos de Segurança

Dicas de como limpar e conservar seus Óculos de Segurança

dicas-de-como-limpar-e-conservar-seus-oculos-de-seguranca

Os Óculos de Segurança (Graduado ou Não Graduado) podem ter o tempo de vida útil menor se não forem bem conservados. A falta de cuidados e a acomodação inadequada podem reduzir a eficácia da segurança, o que compromete seriamente a saúde ocular de quem os usa. A melhor maneira para que a proteção seja conservada é realizar corretamente a limpeza do Equipamento de Proteção Individual. Confira as dicas e obtenha informações sobre limpeza e conservação dos Óculos de Segurança Graduado ou Não Graduado.

Procedimentos para conservação

Nunca manuseie os Óculos de Segurança apenas por uma das hastes, seu EPI deve ser segurado por ambas hastes para evitar deformações na estrutura e afrouxamento dos parafusos, existem modelos em que os parafusos são usados nas hastes ou lentes.

Colocá-los sobre a cabeça como uma espécie de arco para segurar mechas do cabelo é totalmente desapropriado e causa vários estragos aos Óculos.

Nunca os deixe com as lentes viradas para baixo para não riscarem. De preferência, o EPI deve ser guardado no próprio case.

Sempre que notar que a armação está frouxa, é necessário realizar ajustes para que fiquem adequados ao seu rosto. Fale com o TST para que ele providencie um profissional para fazer o ajuste, não faça você mesmo.

Armações em acrílico ficam deformadas se expostas ou próximas a calor intenso.

E claro, evite que seus Óculos de Segurança sofram quedas.

Limpeza

A limpeza deve ser realizada após o uso do equipamento. Antes de iniciar a limpeza, umedeça as lentes, lave cada óculo com cuidado, friccionando levemente, o suficiente apenas para tirar marcas e manchas mais resistentes.

Para deixar as lentes e hastes limpas utilize água e sabão neutro. Jamais utilize qualquer tipo de material corrosivo, pois tratamentos especiais como antirreflexo ou antiembaçamento perdem a utilidade.

As lentes com tratamento antirreflexo não toleram calor. Por isso, nada de lavá-las com água quente.

Seque-os com tecido ou papel macio.

Guarde-o sem poeiras ou outras sujidades no estojo.

Quando trocar?

Sempre que notar que existem riscos nas lentes, pois eles atrapalham a visão.

No caso de Óculos de Segurança Graduado sempre que seu grau sofrer qualquer alteração.

Se qualquer peça estiver danificada, porque a principal função dos óculos de proteção é proporcionar segurança e qualquer inadequação no equipamento pode provocar acidentes.

Algumas hastes são confeccionadas em elástico, por exemplo, as hastes do Óculos de Segurança com Grau D-Tech, caso o elástico fique largo com o passar do tempo, é possível fazer manutenção.

Você sabia?

1 – Muitas lentes são confeccionadas em policarbonato, um material que não é vidro ou cristal, possui alta resistência e não estilhaça quando sofre impacto.

2 – A transparência das lentes depende do tratamento antirreflexo aplicado em sua superfície, se as lentes começarem a amarelar pode ser um sinal de que o tratamento já não está mais funcionando.

Conclusão

Os Óculos de Proteção (Graduado ou Não Graduado) têm validade indeterminada, desde que utilizados corretamente e respeitadas as condições de limpeza do equipamento. Se forem guardados sujos, em locais com muito calor ou fora do estojo terão o tempo de vida útil diminuído, isso se não ficarem totalmente inutilizáveis.

Para limpá-los é simples e você não precisa usar nenhum produto abrasivo, apenas água e sabão neutro são suficientes para fazer a higiene do EPI. Sempre que surgir qualquer dúvida, fale com o TST da empresa ou até mesmo, envie um e-mail para armati@armati.com.br.

Jamais coloque sua saúde em risco, nunca tire os Óculos de Proteção durante a execução do trabalho, nem por um segundo. Se for preciso limpá-los, pare o que estiver fazendo e os limpe.

Este post foi útil para você? Deixe seus comentários e compartilhe sugestões, informações e até histórias! 😉

Até breve!

oculos_seguranca_com_grau_a_arte_negociacao

2 Comentários

  1. David Abs disse:

    Muito interessante esse assunto. Vou ficar acompanhando.

Power by

Download Free AZ | Free Wordpress Themes