Leituras obrigatórias para a Segurança do Trabalho

Leituras obrigatórias para a Segurança do Trabalho

leituras-obrigatorias-para-a-seguranca-do-trabalho

A Segurança do Trabalho é um tema fundamental que precisa ser debatido e aperfeiçoado para que os trabalhadores tenham um ambiente saudável nas empresas em que trabalham. Ações pontuais como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, são essenciais para esse aprimoramento. Um outro ponto extremamente importante e que precisa ganhar espaço entre os profissionais da área é a constante especialização, que passa pela leitura de livros dedicados ao assunto.

Neste post você irá encontrar 5 Dicas de Leitura essenciais para quem trabalha na área de Segurança do Trabalho e precisa recomendar os Óculos de Segurança com Grau certos e entender em detalhes como devem ser feitas as ações focadas em aumentar o nível de segurança dos profissionais da empresa, sejam eles funcionários que exercem funções de risco ou trabalhadores que passam o dia sentados e precisam de espaços corretamente ergonômicos para sua segurança.

O Brasil é o 4º país do mundo que mais registra acidentes de trabalho, cerca de 700 mil todos os anos. Para tentar reduzir números tão alarmantes de acidentes e esgotamento dos profissionais por trabalho excessivo, é necessário uma especialização constante de todos que estão envolvidos nessa área. Isso só será possível com a leitura especializada. Confira as 5 Dicas de Leitura que separamos para você.

1) Segurança e Medicina do Trabalho – vários autores – Ed. Atlas

O livro Segurança e Medicina do Trabalho apresenta de forma simples e didática uma seleção criteriosa e organizada da legislação da área. São informações essenciais que podem atender Técnicos de Segurança do Trabalho, estudantes, candidatos a concursos públicos e técnicos e profissionais do direito.

O conteúdo é dividido em excertos da Constituição Federal, Consolidação das Leis Trabalhistas, as 36 normas regulamentadoras, legislação complementar, entre outros.

2) Dia a Dia da Prevenção

O livro Dia a Dia da Prevenção trata da gestão da Segurança do Trabalho e divide essa gestão em quatro pilares: planejamento, responsabilidade, capacitação dos envolvidos e atitude na aplicação dos métodos prevencionistas. Você verá uma análise e reavaliação feita por profissionais sobre sua rotina. Obra feita para atender demandas de profissionais de segurança e saúde no trabalho.

3) CIPA: NR 5 – Implementando e Mantendo – Nestor W. Neto (Ed. Viena)

O livro CIPA: NR 5 – Implementando e Mantendo trata de um tema bastante importante para a conscientização e prevenção de acidentes dentro das empresas. A obra apresenta 12 capítulos diferentes que tratam de assuntos como a elaboração e utilização de um mapa de risco, a Segurança no Trabalho, as normas regulamentadoras, a responsabilidade do empregador e do trabalhador em relação aos EPIs, os tipos de acidentes de trabalho e a importância da prevenção, entre outros.

4) Manual Prático da Segurança no Trabalho – vários autores (Ed. Yendis)

O livro Manual Prático de Saúde e Segurança no Trabalho apresenta o trabalho conjunto de diversos especialistas na área de Segurança do Trabalho. Eles apresentam, baseados em experiências práticas, dicas, preceitos e valores de segurança para que os profissionais da área se tornem especialistas em prevenção e segurança no ambiente de trabalho. Para o funcionário que busca se especializar na área, é leitura obrigatória.

5) Noções Básicas do Direito Para Técnicos em Segurança do Trabalho – Diva Barbosa Nunes (Ed. Difusão)

O livro Noções Básicas do Direito Para Técnicos em Segurança do Trabalho apresenta conceitos essenciais de normas jurídicas para que os profissionais envolvidos com a Segurança do Trabalho estejam por dentro e adquiram uma visão abrangente e detalhada do mundo da prevenção. A obra trata de teorias éticas, filosóficas, aspectos criminais e da responsabilidade civil. Leitura essencial para o investimento em especialização nessa importante área.

A importância da especialização na Segurança do Trabalho

A leitura de livros especializados na área de Segurança do Trabalho é essencial para entender melhor este mercado, suas particularidades, sua legislação, o que é permitido, o que não é, como deve ser feita a prevenção e a importância do respeito às normas regulamentadoras e grupos como a CIPA ou eventos como a SIPAT, além da compreensão sobre a correta compra de EPIs, como Óculos de Segurança Graduado. Aproveite esta lista para adquirir cada vez mais conhecimento sobre o mercado de Segurança do Trabalho.

Criamos um conteúdo bastante informativo! Já leu algum dos livros citados neste post? Tem algum outro para acrescentar? Vamos continuar essa conversa nos comentários abaixo.

Até breve!
Equipe Armati

oculos_seguranca_com_grau_a_arte_negociacao

Os comentários estão encerrados.

Power by

Download Free AZ | Free Wordpress Themes