4 Dicas Essenciais para uma compra bem-sucedida

4 Dicas Essenciais para uma compra bem-sucedida

dicas-essenciais-para-uma-compra-bem-sucedida

O Gestor de Compras traz em suas mãos a responsabilidade de garantir a segurança e o pleno funcionamento de uma empresa, uma vez que a falta ou desajuste dos suprimentos pode prejudicar a segurança, a produção e até mesmo inviabilizá-la. Da mesma maneira, ele precisa garantir o equilíbrio orçamentário, com negociações favoráveis e econômicas e o fluxo de suprimentos, de forma a não deixar a empresa sofrer com a falta ou atrasos de reposição.

Diante dessa responsabilidade e de tantos fatores para se articular, perguntamos: como fazer uma compra bem-sucedida? Talvez, uma das palavras mais necessárias para uma boa Gestão de Compras é a antecipação. É preciso antecipar necessidades da empresa, economia de gastos e equilibrá-la com inovações tecnológicas e garantia de fornecimento e qualidade do produto.

Dicas para realizar uma compra bem-sucedida:

  1. Planejamento: Todo o processo de compras de uma empresa necessita de planejamento antecipado, que é realizado muito antes da iminência da falta de um suprimento. Os benefícios de se planejar as compras de suprimentos e/ou equipamentos oferecem benefícios múltiplos, dentre eles, maiores margens de negociação, maiores descontos, tempo para encomenda que caiba a possibilidade de atrasos ou imprevistos (como a troca de produtos defeituosos sem prejudicar o funcionamento da empresa).
  2. Preveja necessidades futuras: Uma compra eficaz é aquela que atende todas as reais necessidades de uma empresa e a cobre em caso de imprevistos ou mudanças rápidas, como no quadro de funcionários, por exemplo. Logo, uma compra bem-sucedida é aquela que reconhece tanto às necessidades atuais de uma empresa como é capaz de fazer projeções futuras. Para isso, é preciso conhecer de perto todos os processos internos.
  3. Conheça detalhadamente as especificações: Muitas empresas sofrem prejuízos financeiros ou de produtividade por adquirir produtos que não atendem completamente às exigências do trabalho, especialmente quando se trata de Equipamentos de Proteção Individual. Conheça detalhadamente todas as especificações dos trabalhos realizados e, consequentemente, todas as características dos suprimentos, prezando sempre pela qualidade dos produtos e uma compra bem-sucedida.
  4. Tenha um bom suporte técnico: Outro fator que garante uma compra adequada é o relacionamento pós-venda estabelecido com o fornecedor. Dê preferência para empresas que ofereçam um suporte técnico para ajustes e mesmo orientações de uso dos equipamentos, a exemplo do Óculos De Segurança com Grau RX, um dos melhores EPIs da categoria, que para cumprirem sua função, precisam ser ajustados e, eventualmente, reajustados de acordo às necessidades do trabalhador e de sua área de atuação.

Essas são dicas básicas, porém essenciais para garantir compras efetivas em qualquer empresa, economizando tempo, dinheiro e aumentando a qualidade dos produtos e/ou serviços. Se colocadas em prática, certamente você e sua equipe perceberão os benefícios de uma compra correta, sem imprevistos e com maior economia de custos. Experimente já e diminua de vez a carga de pressão, os problemas e urgências em sua Gestão de Compras e conte sempre conosco para realizar compras de sucesso, que certamente beneficiarão a sua empresa!

Gostou destas dicas? Já põe em prática alguma, ou todas? Ou melhor, tem alguma boa sugestão para compartilhar conosco? Acreditamos que todos nós estamos em busca de melhorar nossa Gestão de Compras, então participe com seu comentário! Estamos aguardando!

Até breve!
Equipe Armati

oculos_seguranca_com_grau_a_arte_negociacao

Os comentários estão encerrados.