Compras Estratégicas: Qual é o perfil ideal do Gestor de Compras

Compras Estratégicas: Qual é o perfil ideal do Gestor de Compras

compras-estrategicas-qual-e-o-perfil-ideal-do-gestor-de-compras

A forma de se realizar negócios tem mudado drasticamente nos últimos anos, e isso tem feito com que muitos dos processos que foram feitos de determinada forma por um longo período estejam passando por grandes alterações. As compras feitas por uma empresa atualmente precisam ser muito mais estratégicas, não é apenas repor o estoque e se certificar de que não falte nenhum material durante o mês. Toda essa evolução faz com que o Gestor de Compras precise se reinventar e se aperfeiçoar se quiser ter o perfil ideal do século XXI.

Neste post, vamos mostrar alguns pontos de atenção que o Gestor de Compras precisa focar caso queira continuar se desenvolvendo e crescer na sua área de atuação. Não basta mais apenas saber como realizar um pedido de compra no sistema ou ter noção do estoque para saber quando repor os Óculos de Segurança Graduados, o mercado se tornou mais exigente e pede que o Gestor de Compras seja mais especializado e tenha habilidades que antes não eram tão necessárias.

Novas habilidades

Vista como uma área secundária por alguns setores da empresa, a Área de Compras é de muita importância para a estratégia de negócios atualmente, tanto porque ela pode interferir muito no valor investido nos insumos da empresa quando pela qualidade do material adquirido para atender demandas das áreas e também de clientes. 

Entre as principais habilidades que o Gestor de Compras do Século XXI precisa ter para se destacar no mercado, estão:

1) Saber comprar estrategicamente

O processo de compras antigamente se resumia basicamente em repor os materiais que se esgotavam dentro da empresa, feito a partir de uma cotação básica sobre o melhor preço e prazo de entrega. O Gestor de Compras do Século XXI precisa ter uma visão estratégica de compras e sobre todos os processos da empresa e seus objetivos, para alinhar a sua rotina de compras para atender exatamente o que é esperado, e até mais.

Não basta apenas comprar os produtos certos pelo melhor preço, é importante escolher fornecedores alinhados com o propósito da empresa, que entreguem os produtos feitos com a matéria-prima certa e que estejam de acordo com as normas regulamentadoras do setor. E é essencial que atende todas as necessidades da empresa e seus departamentos.

2) Gestor de Compras especializado

As empresas hoje buscam profissionais que façam a sua tarefa da melhor maneira possível, que agreguem valor para a produção e sejam diferenciadas. Não é interessante que se faça um monte de coisas, mas que se faça coisas muito bem feitas. Um ponto de mudança é a busca por um Gestor de Compras especializado, que tenha muito conhecimento sobre o seu mercado de atuação.

Isso quer dizer que um Gestor de Compras que compra Óculos de Proteção Graduado precisa conhecer o mercado e seus produtos tanto quanto um gerente de marketing da área. Esse é um diferencial imenso em relação ao Gestor de Compras antigo, que era generalista e tinha conhecimento superficial sobre áreas diversas.

3) Aperfeiçoamento constante

Essa característica é cada vez mais comum em todas as áreas de atuação do mercado atualmente. O nível de evolução de processos, produtos e profissionais é constante. Quem quiser se manter em destaque no mercado precisa se aperfeiçoar frequentemente. Não é diferente para o Gestor de Compras do Século XXI, que precisa investir pesado em áreas importantes como conhecimento sobre o produto e mercado em que trabalha, networking constante e, pelos menos, a fluência na língua inglesa.

Todos esses pontos são diferenciais que podem garantir promoções e posições de destaque dentro da Área de Compras. Se o Gestor de Compras já investe nessa constante evolução, está no caminho certo para alçar voos cada vez mais altos na sua área de atuação.

O Área de Compras no século XXI

Muitos processos do dia a dia do departamento de Compras passarão a ser feitos por algum sistema automatizado que irá tornar desnecessária a participação de um profissional para isso. Caberá ao Gestor de Compras ter uma visão estratégica sobre o negócio e sobre os materiais que são usados dentro da empresa, para que possa realizar compras que gerem valor para a empresa e também para os clientes.

Achamos que este conteúdo pode ajudar você a melhorar seu desempenho dentro da empresa e ter uma noção de pontos que precisam ser trabalhados para conseguir destaque dentro de seu mercado. Acha que existe alguma outra característica essencial para esse profissional? Deixa um comentário abaixo, vamos adorar continuar essa conversa.   

Até breve!
Equipe Armati

cta_guia_gestao_estrategica

Os comentários estão encerrados.

Power by

Download Free AZ | Free Wordpress Themes