Quais procedimentos básicos devem ser tomados em caso de acidente ocular?

Quais procedimentos básicos devem ser tomados em caso de acidente ocular?

quais-procedimentos-devem-ser-tomados-em-caso-de-acidente-ocular

A visão é um sentido essencial para a realização de qualquer tipo de trabalho, por isso, é fundamental tomar o devido cuidado com a saúde dos olhos. Os Equipamentos de Proteção Individual são extremamente importantes para minimizar os riscos existentes em caso de algum acidente.

Neste post você vai aprender o que fazer caso aconteça algum acidente envolvendo seus olhos ou os de um companheiro de trabalho. Saber o que fazer em uma Emergência Ocular é importante e pode evitar que uma pequena lesão se transforme em dano permanente à visão.

Para começar, é importante conhecer os possíveis Acidentes Oculares. Cada um deles pede um tipo de medida emergencial. É importante ressaltar que a busca por um serviço de emergência para se certificar de que está tudo certo é recomendada, mas até chegar ao hospital ou ambulatório, pode ser tarde se medidas emergenciais não forem tomadas.

Principais emergências oculares

Os Acidentes Oculares mais comuns são:

  • Queimaduras provocadas por agentes químicos.
  • Presença de corpo estranho em contato com a córnea, como poeira, pequenos objetos cortantes e sujeiras em geral.
  • Uso excessivo de colírios sem prescrição médica.
  • Algum trauma causado na região ocular.

A utilização de Óculos de Segurança é uma medida preventiva bastante importante para evitar acidentes ou minimizar os riscos quando esses acontecimentos são inevitáveis. Para os funcionários que fazem uso de lentes corretivas, existe a opção de Óculos de Segurança com Grau, que oferece a proteção necessária e também corrige a visão.

Primeiros-socorros oculares

A primeira medida que deve ser tomada em qualquer situação de acidente ocular é tentar manter o acidentado calmo para que ele faça nada que possa piorar a situação. Após se certificar que a pessoa está calma, é necessário identificar o tipo de emergência que aconteceu.

Os primeiros-socorros oculares variam de acordo com a emergência. Entre as principais medidas, as mais utilizadas são:

  • Piscar repetidas vezes para que olhos produzam lágrimas e lubrifiquem os olhos, possibilitando a eliminação de corpos estranhos.
  • Evitar de tentar retirar corpos estranhos dos olhos utilizando as mãos. É possível piorar o ferimento e espalhar ainda mais sujeira pelos olhos.
  • A lavagem dos olhos com água corrente e fria por cerca de 15 minutos ajuda a minimizar o tempo de exposição dos olhos a produtos químicos.
  • Procurar o Médico Oftalmologista imediatamente.

Prevenção de acidentes oculares

Para evitar transtornos e possíveis danos à visão e aos olhos em Acidentes Oculares no ambiente de trabalho, é essencial a utilização de EPIs como os Óculos de Segurança não Graduados ou os Óculos de Segurança Graduados. Eles funcionam como um importante equipamento de proteção e permitem ao profissional trabalhar com tranquilidade enquanto realiza suas atividades.

Jamais coloque sua saúde em risco, nunca tire os Óculos de Proteção durante a execução de um trabalho, nem por um segundo. Se precisar tirá-los por algum motivo, para o que está fazendo, tire os Óculos de Segurança e, quando puder recolocar os óculos, retome o trabalho.

Essas dicas foram úteis para você? Deseja acrescentar mais alguma informação? Compartilha conosco o que você pensa.

Muito obrigado e até logo!
Equipe Armati

cta_guia_gestao_estrategica

Os comentários estão encerrados.

Power by

Download Free AZ | Free Wordpress Themes