Quantas dores e alegrias envolvem um processo de Negociação em uma empresa? Essa é uma pergunta de certa forma bem difícil de ser respondida por pequenas e até mesmo por grandes empresas. Dependendo da forma como você conduz a sua Negociação, ela tendencialmente será positiva ou negativa. Será de comemorações ou reavaliações para o seu Depto. de Compras.
Você precisa ter um objetivo e uma estratégia bem definidos, isso é bom para quem compra e para quem vende. Não há como definir exatamente qual é esse caminho certo para todos, infelizmente não há regras, cada empresa tem – ou deveria ter – a sua particularidade e aquela “cartinha guardada na manga” para o momento da Negociação.
Contudo, alguns pesquisadores da Harvard desenvolveram um Modelo de Negociação muito útil para pequenas, médias e grandes empresas. Ele possui toda uma estrutura, além de elementos próprios e testados. Publicado no livro Getting a Yes (Como chegar ao Sim) de Roger Fisher, William Ury e Bruce Patton, ele mostra, em uma linguagem bem simples, como você chegará sempre ao sucesso com seu cliente.
É exatamente sobre esse modelo que vamos conversar hoje. Além de explicar o que se trata esse documento, mostraremos como ele pode ajudar Você e seu Depto. de Compras a negociar melhor! Confira.
O Modelo da Harvard foi desenvolvido a partir de 4 pontos fundamentais de uma Negociação: Pessoas, Interesses, Opções e Critérios. Se você consegue entender e aplicar esses pontos em uma Negociação, a probabilidade de ela ter bons resultados é muito grande. Abordaremos de forma sucinta abaixo:
Principalmente a entender que nenhuma negociação é igual a outra. Para cada fornecedor que procurar a sua empresa, o processo será reiniciado. Mesmo que você utilize os mesmos elementos, o processo tendencialmente mudará algo como o tempo de negociação, o tipo de produto ofertado, entre outros aspectos.
Além de ajudar você a encaminhar melhor as suas compras, o Modelo de Negociação da Harvard também trará mais produtividade para o seu dia a dia. Imagine compras mais harmoniosas, operações com mais fluidez e principalmente: todos os seus objetivos como comprador sendo atingidos! É exatamente esse o resultado alcançado caso o Método consiga ser aplicado com excelência.
Se você está em um processo de compra – principalmente se não sabe como encaminhar bem essa ação – o Método de Negociação Harvard poderá ajudar seu entendimento no processo e a reconhecer os detalhes que fazem uma grande diferença na Negociação, como o comportamento do vendedor, por exemplo.
O que acha de começar a aplicar esse Método hoje mesmo? 😉 Por favor, conte-nos o que achou deste conteúdo, teremos grande prazer em responder seu comentário!
Até breve!
Equipe Armati